ESTAMOS EM UM ANO OLÍMPICO NO BRASIL E OS CAMPOS GERAIS , PONTA GROSSA,IRATI, CURITIBA SÃO CIDADES QUE TEMOS RELATOS DO SURGIMENTO DO VALE TUDO EM NOSSO ESTADO E VOCE SABIA QUE ANTIGAMENTE NAS OLIMPÍADAS EXISTIA UMA LUTA SEMELHANTE AO VALE TUDO? LEIA UM POUCO DA HISTÓRIA APLICADA NESTE SITE:
-
Modalidades esportivas antigas
Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas, estavam as corridas, chamadas de drómos, e suas modalidades. Em algumas delas, o atleta devia correr por cerca de 190 metros vestido com a armadura e as armas de um hoplita (soldado da linha de frente dos combates). Em termos de corridas, havia também as bigas e quadrigas. As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos. Havia ainda o péntatlhon (semelhante ao pentatlo atual), que reunia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo, 4) corrida e 5) luta.
É interessante destacar que as modalidades de lutas também eram bastante peculiares. Havia, por exemplo, a palé, que era algo próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés. Além da palé, o pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.
-
Restauração dos Jogos Olímpicos na modernidade
fonte-
Nenhum comentário:
Postar um comentário